Aparecida ou Aparecida do Norte, qual o nome correto?

Santuário Nacional de Aparecida (do Norte), maior destino de turismo religioso do Brasil - divulgação - Santuário Nacional

 

Afinal, qual é o nome correto da cidade que é o destino de turismo religioso mais visitado do Brasil? Como é que se chama a cidade onde fica o Santuário Nacional de Nossa Senhora do Conceição Aparecida? Aparecida do Norte ou só Aparecida ?

Se você respondeu que é só Aparecida, acertou. Então, Aparecida do Norte devia ser o nome mais antigo da cidade, certo?

Infelizmente essa percepção está errada, pois nunca existiu uma cidade chamada Aparecida do Norte!

A explicação é que esse é um nome popular, um apelido, que acabou “pegando” e foi usado por muitos anos, mas depois caiu em desuso.

“Aparecida do Norte” em detalhes

Segundo o livro “História de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e de seus escolhidos”, publicado em 1998 pela escritora Zilda Ribeiro, Aparecida foi o nome pelo qual a cidade foi conhecida desde a sua fundação. Depois, muitas pessoas passaram a chamá-la de “Capella de Aparecida”.

Quando a cidade passou a ser ligada a São Paulo por estrada de ferro, em 1875, quem queria ir da capital paulista para lá tinha de embarcar na Estação do Norte, no bairro do Brás. Nas conversas, passou a ser comum se dizer que ia a “Aparecida, da Estação do Norte”.

 

Estação do Norte, em São Paulo, de onde saiam os trens que iam para Aparecida - reprodução

A antiga Estação do Norte, em São Paulo

 

Em pouco tempo a palavra estação foi deixada de lado e ficou só o “Aparecida do Norte”.

A ligação era feita pela Estrada de Ferro do Norte, que ligava a Estação do Norte até a cidade de  Cachoeira, no Vale do Paraíba, atual Cachoeira Paulista, onde fica a sede da comunidade católica Canção Nova, um dos destinos de turismo religioso mais visitados do Brasil.

LEIA TAMBÉM:  446ª Festa da Penha, festa de fé e devoção no Espírito Santo

 

Estação ferroviária de Aparecida (Apparecida, na grafia da época) - reprodução

O nome correto já aparece na estação ferroviária de Aparecida (Apparecida, na grafia da época)

 

Estação ferroviária de Aparecida mantém a grafia antiga - reprodução

Ainda hoje a estação de Aparecida mostra o nome da cidade com a grafia antiga (reprodução)

Dessa cidade, depois de baldeação, os passageiros podiam seguir pela Estrada de Ferro Dom Pedro II, mais tarde renomeada Central do Brasil, até o Rio de Janeiro.

Desse modo, a partir de 1877, os passageiros vindos do Rio de Janeiro e outros destinos ao norte de São Paulo também puderam ter acesso a Aparecida por trem.

A modesta estação local (na época Aparecida ainda era apenas um distrito de Guaratinguetá) foi inaugurada no dia 8 de julho de 1887.

Na mesma data também foram inauguradas estações maiores nas cidades vizinhas de Guaratinguetá e Lorena, refletindo a importância econômica dessas cidades na época.

No entanto, o turismo religioso rapidamente fez com que a estação ferroviária de Aparecida se transformasse numa das mais movimentadas da linha, motivando um ciclo ininterrupto de desenvolvimento que levou a cidade a se emancipar de Guaratinguetá em dezembro de 1928.

Já em 1895 Aparecida tinha serviço de bondes, ainda puxados com tração animal, que ligavam a estação ferroviária à Basílica (hoje conhecida como Basílica Velha), na parte alta alta da cidade, onde também ficavam muitas lojas e hotéis.

Em dezembro de 1912 a cidade recebeu energia elétrica e um ano depois os bondes passaram a ser elétricos, com uma nova linha que ia até Guaratinguetá se somando à que ligava a estação ao “alto da Basílica”.

 

Estação ferroviária de Aparecida, ainda ciom a grafia antiga Apparecida - reprodução

Em outro ângulo, mais uma vez a estação de Aparecida mostra o nome da cidade

 

Mais tarde a Estrada de Ferro do Norte foi comprada pela Central do Brasil e a estação passou por reformas na década de 40, mas o nome “Estação do Norte” continuou sendo usado até setembro de 1945, quando foi mudado para Estação Roosevelt, em homenagem ao presidente americano falecido naquele ano.

LEIA TAMBÉM:  Santa Cruz investe no acolhimento de visitantes

 

A Estação do Norte, em São Paulo, depois de reformada. De lá saiam os trens que levavam a Aparecida  - reprodução

A Estação do Norte, depois de reformada, mas ainda com o nome original

 

Em resumo: o nome correto da cidade é Aparecida e não Aparecida do Norte, mas o nome popular continua sendo amplamente usado de Norte a Sul do País.

Vale lembrar que não existe nenhuma cidade chamada Aparecida ou “Aparecida do Sul” localizada ao Sul do Estado de São Paulo que pudesse justificar o nome Aparecida do Norte.

 

 

Não deixe de ler também:

2 comentários para "Aparecida ou Aparecida do Norte, qual o nome correto?"

  1. Jornalista Washington  13/10/2017 at 12:00

    Na edição do Jornal Nacional, na TV Globo, em 12 de outubro de 2017, a jornalista e meteorologista Maju, Maria Júlia Coutinho ao comentar como estaria o clima na cidade católica, usou a expressão Aparecida do Norte, porém corrigindo-se logo em seguida.

    Responder
    • Amadeu Castanho  13/10/2017 at 12:20

      Olá, Washington.

      Muito obrigado pelo seu comentário e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira sobre turismo religioso.

      Esse tipo de falha é bastante comum em função de motivos como a tradição verbal.

      Milhões de brasileiros foram criados ouvindo “Aparecida do Norte” em vez de só Aparecida.

      Uma rápida busca na Internet vai mostrar uma quantidade impressionanmte de anúncios e notícias que usam “Aparecida do Norte”.

      Provavelmente jamais vamos nos livrar do “Aparecida do Norte”, o que é de importância secundária.

      O que realmente importa é a devoção em Nossa Senhora, Aparecida há 300 anos em forma de imagem das águas barrentas do rio Paraíba do Sul e, que, desde então, une brasileiros de todas as classes sociais, idades e partes do País.

      Abraços,

      Amadeu

      Responder

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!