A um mês do Círio de Nazaré, Belém se prepara para as festividades

Berlinda com imagem de Nossa Senhora de Nazaré em frente do Santuário Basílica em Belém

Berlinda com imagem de Nossa Senhora de Nazaré em frente do Santuário Basílica em Belém

Faltando pouco menos de um mês para o início das festividades do Círio de Nazaré, Belém, capital do belo estado do Pará, ultima os preparativos para receber quase 100 mil turistas que se deslocarão até a cidade especialmente para participar da festa religiosa.

Além de ser o maior evento de turismo religioso do Brasil, o Círio de Nazaré é um evento que chama a atenção pela qualidade da sua organização e pela extensão da integração da população paraense.

Envolvida por centenas de milhares de devotos, a berlinda é o ponto focal da procissão da Trasladação no Círio de Nazaré, grande evento de turismo religioso

Envolvida por centenas de milhares de devotos, a berlinda é o ponto focal da procissão da Trasladação

O Círio de Nazaré é com certeza um “case” de festa religiosa que deveria ser estudado a fundo (e, de preferência, de perto) por quem se interessa pelo assunto.

Vale destacar o trabalho de preparação da população, o de acolhida aos peregrinos e a abrangência da presença da imagem de Nossa Senhora de Nazaré e sua “berlinda” por toda a cidade, desde o aeroporto até o interior de agências bancárias.

Berlinda do Círio de Nazaré, evento de turismo religioso em Belem, Pará

Na belissima imagem noturna, o círio com Nossa Senhora de Nazaré e a Catedral

Segundo a Secretaria de Turismo do Pará 84.000 turistas de outros estados deverão chegar a Belém especialmente para os festejos. Desse total, 60% chegam de outros estados por via aérea, aproveitando que as empresas aéreas oferecem voos extras para Belém no período do Cirio

Números impressionantes

Romaria Fluvial - Círio de Nazaré, evento de turismo religioso em Belém

Imagem do barco da Marinha Brasileira que conduz a imagem da Virgem de Nazaré

Os números do Círio de Nazaré são impressionantes: a massa de peregrinos que participa dos festejos do Círio chega a 2 milhões de pessoas. Só os voluntários diretamente envolvidos no Cirio de 2015 são 27 mil, mais do que a população de muitas cidades brasileiras, o que dá uma leve idéia da devoção do povo paraense a Nossa Senhora de Nazaré.

LEIA TAMBÉM:  Mensagem do Arcebispo de Belém sobre o Círio de Nazaré

O cartaz da festa tem quase um milhão de cópias impressas todo ano. Mais de 400 embarcações dos mais variados portes participam oficialmente do Círio Naval, uma das procissões que fazem parte dos festejos.

Em resumo, são dados que merecem ser estudados e usados para aprimorar outros eventos religiosos Brasil afora.

A convite da Secretaria de Turismo do Pará a Viagens de Fé estará fazendo a cobertura do Círio de Nazaré 2015 diretamente de Belém.

 

 

 

 

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!